Smartwatch Para Ciclismo É Uma Boa Ideia?

Smartwatch Para Ciclismo É Uma Boa Ideia?

  • 05 jul, 2019

É cada vez mais comum usar smartphones para monitorar treinos, se localizar no meio do pedal e ainda consultar a agenda do dia no fim do pedal da manhã. Mas, você já pensou em colocar todas essas informações em um aparelho mais compacto e discreto? O smartwatch para ciclismo faz isso e muito mais!

Os relógios inteligentes são bons equipamentos para acompanhar a performance no ciclismo, seja MTB, ciclismo de estrada e outros. E o melhor, com um desses no pulso, você descobrirá que eles são ótimos também para o dia a dia, do trabalho ao lazer.

Já viu um desses relógios no pulso de alguém, mas ainda não sabe o que eles oferecem de bom aos seus pedais? Leia este artigo com tudo sobre os smartwatches!


O que preciso saber sobre os smartwatches em geral? 

Um smartwatch é um relógio de pulso, porém, dotado de muita tecnologia que o transforma num verdadeiro mini-computador. O dispositivo funciona como um smartphone (pelo nome, os aparelhos são irmãos!), com capacidade e funções muito avançadas.

O equipamento possui hardware e software semelhantes aos de um celular, porém, com capacidades mais limitadas, devido ao seu tamanho. Vale reforçar que há várias empresas que produzem smartwatches, e os sistemas operacionais vão do tradicional Android ao iOS, e também outros que as próprias empresas produzem.

Dentro dessa categoria de relógios inteligentes, há diversos modelos. Então, você encontrará relógios com pulseira em aço, borracha, couro e outros materiais. Para todos os usos, há um relógio inteligente possível, e sempre haverá um smartwatch para ciclismo!

Ainda em aspectos técnicos, os modelos também variam em tamanho de tela, que pode ter 1,3 pol. ou mais, diferentes resoluções, e alguns permitem trocar a pulseira.

Assim, o smartwatch detém funções muito além de mostrar o horário. Algumas das melhores funcionalidades que o aparelho tem são:

Aplicativos, como WhatsApp, Facebook e Twitter, além de muitos outros;
Pedômetro (marcador de passos);
Barômetro (pressão atmosférica);
Temperatura ambiente;
Câmera fotográfica;
Agenda telefônica;
Monitor cardíaco;
Bluetooth;
Altímetro;
E-mail;
GPS;
SMS.

Todas essas são algumas das melhores qualidades de um smartwatch, então, modelos mais simples geralmente não têm todos esses benefícios.

Quais são as vantagens do smartwatch para ciclismo? 

Como você precisa de um equipamento que atenda às necessidades dos seus pedais, listamos algumas das melhores vantagens nesse assunto.

Oferece conexão com outros dispositivos

Se você quer usar um smartwatch para ciclismo e pensa que tudo ficará restrito ao relógio, não se engane. O dispositivo “conversa” com outros equipamentos, como PCs, notebooks e smartphones.

Esse recurso faz com que o smartwatch seja perfeito para quem pedala, já que transmite dados via Bluetooth, para aparelhos emparelhados com ele. O que você precisa saber é se o smartwatch que você está de olho, usa protocolos que funcionem com seus outros equipamentos. Assim, tudo ficará integrado!

Traz praticidade ao ciclismo

O relógio inteligente com pulseira esportiva, formato e tamanho próprios para atividades físicas é perfeito para ciclismo, seja na trilha ou estrada.

Portanto, o uso do aparelho no pulso se torna muito prático, já que não é pesado, não incomoda e ainda traz todas as funcionalidades que um pedal, do leve ao bruto, exige.

Serve para outros esportes

Muito além do ciclismo, um smartwatch é criado pensando nas maiores necessidades de quem ama esportes. Por isso, boa parte dos modelos de smartwatches conta com configurações para caminhadas, corrida, montanhismo e natação.

Se você já faz alguns desses esportes, além de pedalar, pode garantir mais um equipamento nos outros treinos e aumentar sua performance geral. Um smartwatch otimiza tudo o que você precisa em esportes, no seu pulso.

É ideal para provas

A função GPS é perfeita se você participa de provas de bike, sejam short tracks ou ultramaratonas — neste caso, o smartwatch para ciclismo é ainda mais indicado. O motivo é que a função de localidade auxilia todo o trajeto pedalado, direcionando com segurança por onde você já passou, onde está e aonde deve chegar.

Com isso, encarar algumas das maiores provas de mountain bike ou speed, será mais simples e você poupará fritar a cabeça se perder o mapa!

Monitora o treino

Modelos robustos, com funções de monitoramento cardíaco, altímetro, distância total e tempo percorrido, garantem um acompanhamento exato e em tempo real do treino.

Essas funções aliam as métricas que um treino precisa para render mais e melhor, e você sairá com estatísticas exatas de como você está se saindo a cada treinamento.

Fora tudo isso, a função de monitor de sono é um importante recurso para quem está na rotina do treino. O smartwatch para ciclismo oferece ajustes de horas de descanso diariamente, e opções de sono programado, para não perder o foco e retomar as energias a tempo.

Essas são algumas das principais informações que você precisa ter, antes de fechar negócio e sair pedalando de smartwatch. Ainda, veja outros detalhes, como resistência da caixa, tipo de mostrador, garantia do fabricante e detalhes técnicos, que o manual ou o site da empresa oferecem.

E não se esqueça de usar um smartwatch para ciclismo, resistente à água, afinal, é bom se prevenir das chuvas do que perder esse equipamento, parceiro de pedal.

Fonte: Bike Registrada