O que Levar de Ferramentas Para Bikes em Pedais Longos/Ciclovias/Bikepacking

O que Levar de Ferramentas Para Bikes em Pedais Longos/Ciclovias/Bikepacking

  • 08 fev, 2019

Sair de casa e partir para uma jornada em cima de duas rodas é uma experiência que todo ciclista deveria ter. A aventura não só expande a vivência com a bicicleta como também traz a superação de limites. Planejar-se e separar tudo antes de viajar é essencial, por isso você deve ter um kit de ferramentas para bike, para o tour.

Como em qualquer roteiro, segurança deve vir em primeiro lugar. Além de ter as ferramentas certas, preparar-se para evitar ter a bicicleta roubada também é ótima ideia.

Ainda que você saia em grupo, às vezes acontecem imprevistos totalmente indesejáveis, como o roubo de bike. Por isso, se proteger com um seguro contra roubo de bicicleta é importante, para garantir uma expedição mais tranquila e segura.

Kit de ferramentas para bike essencial para qualquer cicloviagem


Chave de Raios

Carregar em alforjes e bolsas para bike, todo o peso típico de bagagem de cicloviagem, sobrecarrega peças como as rodas. Os raios devem ser checados durante a viagem, e reapertados se estiverem moles demais.

Afinal, são eles que garantem a rigidez das rodas, que por si só, sustentam o peso da bike, do ciclista, e de mais tudo o que você levar.

Chave de Corrente

Esse equipamento é crucial para um aventureiro de trilhas e estradas, já que serve para a manutenção de uma peça que conecta o sistema de marchas.

É comum, principalmente se a corrente estiver desgastada, que ela quebre no meio de um pedal longo, e essa chave tanto extrai o pino quebrado quanto instala novos.

Power Link

Em conjunto com a chave de corrente, o power link é muito importante para rodar tranquilo se caso algum elo “der pau”. A conexão é um elo reserva, e garante a mesma segurança de uma corrente nova.

Essa pequena peça deve ser compatível com o número de marchas e também fabricante da corrente.

Pino de Corrente

Como mais uma parte integrante das peças para reparar a corrente, o pino é usado quando a corrente quebra durante a travessia.

Para a instalação do pino é preciso incluir a chave de corrente em seu kit de ferramentas para bicicleta. Essa peça de reposição também tem o modelo certo, dependendo do número de marchas e fabricante da relação da bike.

Kit Multiferramentas

O kit multiferramentas talvez seja o mais usado em cicloviagens, seja para pequenos reparos ou montar e desmontar a bike para colocá-la em malas para bike.

Com chaves Allen, fenda, philips e muitas outras, o kit deve ser leve e com o maior número possível de ferramentas, para dar conta de manutenções no meio da estrada.

Kit Remendo

Quando a câmara fura, é ele que vai salvar você. O kit remendo é capaz de “operar milagres” quando a situação parece perdida em meio a locais distantes.

Com os remendos — com cola ou a seco —, espátulas e lixa, esse portátil kit é tão importante que deve ser levado em sua bike desde o momento que você compra ela.

Bomba de Mão

A clássica bomba de ar de mão é um dos itens do kit de ferramentas para bike que todo ciclista torce para não usar, mas quando usa, fica aliviado por ter uma.

Como estamos falando de pedais muito longos, boas opções são as bombas de alumínio e com alta capacidade de encher pneu. Assim você terá a garantia de um equipamento resistente e suficiente para calibrar tanto baixas quanto altas pressões.

Cilindro de CO2

Se uma bomba de mão não der conta de encher o pneu do jeito que você precisa para seguir pedalando, o cilindro de CO2 resolve a urgência.

O cilindro tem poucas gramas, mas altamente capazes de encher grandes pressões, e ele pode ser levado tanto em suportes na bike, quanto dentro da bagagem. Em média, levar dois ou três, além do bico do cilindro para encher o pneu, são suficientes em seu kit de ferramentas para bike.

Com esse kit de ferramentas para bike, sua cicloviagem por meses, ou um bikepacking de uma semana, ou apenas um pedal extenso de um dia, será perfeito. Nas trilhas e estradas do mundo, os imprevistos acontecem, e não seria nada bom ficar parado no meio do nada por falta de, por exemplo, um remendo para câmara.

Fonte: Bike Registrada