Dica de Treino: Como Ganhar Massa Muscular Pedalando 

Dica de Treino: Como Ganhar Massa Muscular Pedalando 

  • 28 jun, 2019

Se você não aguenta ter de ir à academia pegar peso ou fazer outra atividade que dê um bom ganho físico, saiba que dá para ganhar massa muscular pedalando. Na realidade, você já faz isso mantendo os pedais, porém, há como aumentar esses benefícios com algumas práticas.

Assim como a bicicleta é um esporte aliado de pessoas que buscam perder uns quilos, ele também é um ótimo fornecedor de ganhos musculares. As pernas são as primeiras beneficiadas, mas o restante do corpo pode ter esse benefício também.

E então, quer saber como você deve praticar seus exercícios e combinar outras práticas para ganhar mais massa muscular e se tornar um ciclista parrudo? Confira este artigo!


Como Ganhar Massa Muscular Pedalando, Da Forma Certa?

Para obter a hipertrofia — aumento de massa muscular — na medida certa, você deve seguir alguns princípios de treino, como em outras atividades com esse fim.

Então, não basta apenas pegar sua bike e treinar loucamente por estradas ou trilhas, que talvez a consequência seja inversa — emagrecimento.

No ciclismo, os primeiros membros beneficiados com o ganho de massa muscular são as pernas. Elas são as que mais trabalham durante seus pedais, o que as faz engrossarem ligeiramente logo nos primeiros meses de pedal.

Outros membros, como o tronco, braços e antebraços, também recebem alguns ganhos de massa, porém, em uma quantidade muito menor. E não é à toa, essas são partes do corpo que, apesar de serem utilizadas durante os pedais, não são diretamente exercitadas como as pernas.

E então, como ganhar massa muscular pedalando, de forma mais equilibrada, para mais partes do seu corpo ficarem tonificadas? Ajudamos você com algumas dicas práticas, que incluem treinos, alimentação e descanso — a tríade de qualquer atleta.

1. Cumpra Fielmente Seus Treinos

Os treinos de bike devem ser estipulados senão por você, por alguém com bagagem em treinamentos. Mas, dessa vez, serão dois focos de treino: o primeiro é para o aumento de performance, para aguentar a intensidade dos pedais. O segundo é para o ganho de massa.

Então, treinos de explosão estão dentro desses objetivos, já que não vão queimar calorias, consequentemente gordura e às vezes massa magra, da mesma forma que os giros de longa duração, que são indicados ao emagrecimento.

Ganhar massa muscular pedalando

Treinos intervalados são ótimos nesse quesito, para ganhar massa muscular pedalando, já que combinam diferentes pedais de força. Treinos regenerativos também devem ser incluídos nesse pacote de aumento de massa muscular pedalando.

2. Capriche na Alimentação

A alimentação será o seu meio aliado para ganhar massa muscular com o ciclismo, afinal, que ciclista sobrevive a um pedal sem comer antes, durante e depois?

Porém, atenção, você não deve sair comendo qualquer alimento, que o efeito de aumento de massa não será alcançado com êxito. Alguns alimentos são mais indicados que outros a quem quer ganhar músculos praticando mountain bike, ciclismo de estrada ou outra modalidade.

Vamos passar um cardápio variado que contém todas as substâncias que você precisará para ganhar massa muscular pedalando. O foco aqui são os elementos que irão ajudá-lo nessa empreitada, e não o sabor ou a aparência, portanto, siga firme nessa dieta:

— Oleaginosas — castanhas, nozes, amêndoas e outras;
— Iogurte natural: misture com mel e aveia também;
— Frango:  de preferência assado ou grelhado;
— Massas integrais: pão, macarrão, etc;
— Batata-doce;
— Ovo cozido;
— Espinafre;
— Banana;
— Feijão;
— Aveia.

3. Mantenha o Descanso

Grande parte do seu rendimento virá depois de bons treinos em cima da bike, bons pratos em cima da mesa, e também, boas noites de sono e momentos de descanso.

O corpo se recupera e age em favor dele mesmo no crescimento muscular, durante o descanso. É nesse momento que o metabolismo fará o serviço pesado depois de você ter pedalado forte.

A proteína, substância que é matéria-prima para a construção de músculos, e o glicogênio, elemento que o corpo produz por meio da alimentação, serão repostos durante o descanso.

Portanto, ter um corpo mais resistente não só na aparência como também no funcionamento, demanda horas de sono tranquilas.

Por fim, você deve repetir essa dose sempre, afinal, a massa muscular pode ser perdida quando um desses três elementos está em desequilíbrio. Mais do que ter um ganho, você deve mantê-lo.

Além de todas essas dicas, acrescentamos aqui uma parte importante para bons treinos e resultados na hora de ganhar massa muscular pedalando. Invista no seu lazer e cuide da sua saúde mental e espiritual, se é praticante de alguma religião!

Fonte: Bike Registrada