A Importância dos Itens de Proteção Para Ciclistas

A Importância dos Itens de Proteção Para Ciclistas

  • 31 maio, 2019

Um dos principais problemas é que muitas pessoas associam os itens de segurança apenas às competições

Itens de segurança podem salvar várias vidas no trânsito, principalmente de ciclistas, que estão sujeitos a todo tipo de ferimentos em caso de acidentes, pois estão durante todo o tempo com o corpo completamente exposto enquanto dividem espaço nas ruas com pedestres e outros veículos como motos, carros, ônibus e caminhões.

Estes itens são complementos que podem ser utilizados tanto na bicicleta quanto pelo próprio ciclista, a fim de proteger-lhe. Alguns destes itens são obrigatórios segundo o Código Brasileiro de Trânsito: buzina, espelhos retrovisores e adesivo reflexivo. No entanto, existem outros equipamentos que, apesar de não serem obrigatórios, podem auxiliar muito na segurança dos ciclistas, como capacete, luvas, joelheiras, entre outros.

Os equipamentos de segurança são fundamentais para os ciclistas, podendo proteger-lhes de diversos acidentes no trânsito. Porém, segundo a ABC (Associação Brasileira de Ciclistas), apenas 1% dos ciclistas utilizam estes itens no trânsito, embora 50% das pessoas que utilizam a bicicleta no dia a dia utilizem-na como meio de transporte, para ir ou voltar do trabalho, por exemplo.

Um dos principais problemas, segundo os especialistas em segurança no trânsito, é que muitas pessoas associam os itens de segurança apenas às competições oficiais de ciclismo, vendo-os como obrigatórios apenas aos atletas que participam destas disputas esportivas, e não os relacionando de maneira correta com o trânsito cotidiano.

Desta maneira é preciso que haja uma conscientização dos ciclistas para que vejam os equipamentos de segurança como itens fundamentais para todas as vezes em que forem utilizar suas bicicletas, da mesma forma que o capacete para os motociclistas ou cinto de segurança para motoristas e passageiros de carros.

É necessário também que esta conscientização atinja todos os ciclistas, de todas as idades, pois existem equipamentos para as mais diversas idades e bicicletas, garantindo assim que todos os que a utilizam possam desfrutar de suas bicicletas, seja como meio de transporte ou apenas diversão, sempre com toda a segurança possível e necessária.

Atualmente é fácil que se encontre à venda os materiais de segurança e equipamentos para ciclistas, com o uso das bicicletas cada vez mais comum, especialmente nas grandes cidades. Diversas lojas de material esportivo e lojas especializadas, as famosas bicicletarias, passaram a disponibilizar a preços acessíveis estes itens.

Outra maneira de se encontrar equipamentos para ciclistas é o acesso a lojas virtuais, nas quais os adeptos da bicicleta podem encontrar também grande diversidade de materiais, além de terem a opção de personalizá-los, dando seu próprio toque pessoal ao seu material de ciclismo, aliando estilo e segurança a seu cotidiano.

No entanto, vale ressaltar que todos os materiais que garantem segurança aos ciclistas são apenas um complemento que tem a função de protegê-los em caso de acidentes e não substituem a atenção necessária ao ciclista durante o tempo em que se passa no trânsito, pois grande parte dos acidentes é causado por distração ou falta de atenção dos motoristas. No caso dos ciclistas, que não possuem a segurança de um carro, por exemplo, a atenção deve ser redobrada durante todo seu trajeto.

Fonte: Autobiscicletao